domingo, 29 de março de 2009

Esboço de uma filosofia de vida


E por que não?

1 - Busca pela Verdade

Conhecer o mundo, com tudo que ele é, tudo que ele tem para proporcionar... Riquezas, belezas, miséria, pobreza, desafios e aventuras. Provar Do mundo, provar O mundo, entendê-lo. O mundo foi criado para dar certo, então por que ele é assim? Tanta coisa pra salvar, tantos sonhos tão simples não realizados, aprender a dar valor a tudo isso. Busca pela verdade, busca pelo sentimento inabalável, o plano.

"Mais que amor, dinheiro ou fama, dá-me a verdade" (Thoreau)

2 - Compreensão de si mesmo dentro da verdade

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!"... Liberdade, que palavra é essa? Tanto significado pra uma palavra tão pequena... O sentimento de amor e o sentimento de liberdade, se conseguir conquistar os dois... Esses dois mais incompreensíveis sentimentos, não se entende, apenas se sente... E talvez aí se encontre a perfeita definição de felicidade. Definitivamente não é uma coisa que se possa comprar, é possível apenas procurar, e por vezes, com um pouco de sorte, encontrar. Mas como é possível encontrar o amor e não se machucar com esse mundo? Como é possível encontrar a liberdade vivendo numa prisão? A felicidade, ela tem que ser compartilhada, ela precisa ser compartilhada, não apenas com uma esposa, não apenas com filhos e amigos, ela precisa ser compartilhada com todos. Conhece-te a ti mesmo dentro desse mundo, sinta-se forte, descubra seu próprio potencial, cada pessoa é um agente potencial imenso de ação. Arrisque-se nas coisas que a primeira vista parecem absurdas. Amor e Liberdade essa é a chave!

3 - Sentido da vida

Buscar a Felicidade, esse é o sentido da vida... E se for assim, que sentido faz viver sem isso? Morra por isso se for preciso, pois encontrando o amor, mesmo que aparentemente não se alcance tal felicidade, a felicidade foi conquistada, pois você abriu caminho para outras pessoas, sem pretensões você mostrou a direção a ser seguida. Com amor... Por amor, exerceu o mais profundo ato de liberdade existente.

Uma filosofia tem que ser vivida para ser provada, e provada para ser comprovada, criando um novo estilo de vida, uma nova expressão de pensamento... Um estilo de vida pós-moderno!

Um comentário:

  1. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!"

    Sempre quis saber o que realmente isso significava, agora entendo que Cristo nos da libertade, ele nos liberto do pecado e oferece uma vida eterna sem dor nem sofrimento, mas cheia de amor e felicidade!

    Parabens pela filosofia :)

    ResponderExcluir